Friday, February 22, 2008

docs - 4. Immigration Forms

Cá estou eu voltando a falar de documentos e iniciando os comentários sobre cada uma das seções da carta de solicitação. Até que demorei, mas só um pouquinho... ;)

A parte da carta que fala dos Immigration Forms é assim:

An updated application form (IMM008) for yourself, your spouse, and each of your children of 18 years and over. These forms are available at:
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/application-regular.asp

- Application for Permanent Residence in Canada (IMM0008) for principal applicant only
- Schedule 1, Background Declaration (IMM0008)
- Additional Family Information form (IMM5406)
- If you are in common-law union, please fill-out the form Statutory Declaration of common-law union (IMM4509), available at:
http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5409E.PDF

Inicialmente, o texto acima parece ser bem claro, mas só quando fomos preencher todos os forms foi que nos deparamos com algumas dúvidas.

* logo no início do texto eles dizem que todos precisam do IMM008 atualizado, mas logo no primeiro marcador, dizem que é só para o "aplicante" principal. Observando o formulário e constatando que ele é bem similar ao outro (o primeiro, de dar entrada no processo), decidimos preencher só para o principal.

* o Schedule 1, Background Declaration, foi preenchido para os dois, assim como o Additional Family Information. Não preenchemos o de common-law union, pois somos casados no civil.

* a carta não menciona o formulário de Use of a Representative (IMM5476), necessário para pessoas que contratam consultores ou advogados para tocar o processo para elas. Não é o nosso caso, mas este form está disponível no site que eles indicam...

* outro form que está disponível no site, mas não mencionado na carta é o Schedule 3, Economic Classes - Federal Skilled Workers. Mais uma vez avaliamos o formulário para decidir o que fazer. Verificamos que ele, combinado com o application form (IMM008), resultaria naquele formulário de dar entrada no processo e, como algumas informações requeridas nele não constavam em mais nenhum dos outros forms, resolvemos preenchê-lo também, mas só para mim, aplicante principal.

E foi isso! Deu um trabalhinho........ já havíamos preenchido eles antes, logo no início do nosso processo, mas eles mudaram um pouco de lá para cá. Foi tudo em inglês e na hora de colocar algumas informações ficamos com dúvidas (tipo "Universidade Federal" ou "Federal University"?), mas procuramos usar o bom senso e contar com o bom senso do Consulado.

Estamos à disposição se alguém precisar de alguma ajudinha, tá?

Mariana

6 comments:

Breno said...

Olá Mariana e Daniel, Tudo Bem !!

Passei para dizer um olá e desejar boa sorte agora que os docs já foram entregues. Nós também entregamos agora em fevereiro.
Aproveito para deixar o enderço do nosso blog canadaprojetodevida.blogspot.com
Nós também vamos para Vancouver, nos veremos lá !!! Abs, Breno

Karina said...

Olá Mariana

Passei pra dizer que recebemos o nosso pedido de documentos, após uma espera angustiante de dez meses. Agora estamos organizando os nossos documentos. Esperamos enviá-los o mais rápido possivel. Vimos o seu post, e ficamos muito felizes com as suas dicas, pois sempre aparecem dúvidas na hora de preencher os formulários. Qualquer coisa posso tirar dúvidas com você?
Um beijo,
Que o pedido de exames venha rapidinho!
Karina e André

Karina said...

Desculpe, esqueci de dizer quem sou.
Sou a Karina do blog "Eu e Minha Casa".
www.eueminhacasa.wordpress.com
Beijo.

Anonymous said...

Olá Mariana,

Sou estudante de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco e pretendo ano que vem fazer mestrado e doutorado (posteriormente) na universidade de Toronto.

Estou interessado em obter aulas particulares para o IELTS. Você poderia me indicar alguém?

Atenciosamente,

Arthur Gonçalves - arthurgc85@gmail.com

Gabi S. said...

Mariana, te incomodei mais cedo com um e-mail com dúvidas sobre os documentos. Tô escrevendo pra dizer que achei as informações. Tava na minha cara o tempo todo, já pensasse ? De qualquer forma, brigada, tá ?
Abraços

Anonymous said...

This is great info to know.