Monday, July 9, 2007

O dia "I"

Ai, ai... dá um alívio........

Sábado fiz a minha provinha do IELTS e foi tudo bem, fiquei calma, consegui responder todas as perguntas dentro do prazo (super apertado, por sinal), enfim, tudo dentro do esperado, nada mais fácil ou mais difícil do que eu estava estudando. Algumas pessoas perguntam, como é de praxe: "E aí? Como foi?", mas esse é o tipo de teste que não dá pra ter a menor noção de quão bem ou mal se foi. É claro que eu espero ter ido bem! Mas não é fácil mesmo arrancar um 7 em cada uma das habilidades.

Bom, para quem interessar possa..... Meu teste foi feito todo no mesmo dia no British Council daqui de Recife. Eles têm instalações excelentes e todo o atendimento antes, durante e após o teste foi muito bom também. Fiz o Speaking pela manhã e voltei lá à tarde pra fazer o resto.

Speaking: a minha entrevistadora era meio séria (um contraste só comigo que ficava dando risinhos simpáticos pra descontrair e diminuir minha própria ansiedade). Falamos de onde eu moro, de turismo na minha cidade e de programas de TV. Neste tópico, primeiro ela pediu pra eu falar sobre o meu programa favorito e depois fez algumas perguntas sobre o tempo que adultos e crianças deveriam assistir televisão e se hoje eles assistem mais do que deveriam.

Listening: ainda bem que peguei speakers britânicos! Foi tranqüilo, sem contar com aquelas duas ou três questões que vc não ouve direito por ainda estar escrevendo a resposta anterior ou porque não entende mesmo!

Reading: também sem grandes problemas. O pior texto (e mais longo) que peguei foi o último que falava sobre uma ave chamada kiwi que está entrando em extinção. Algumas respostas eram do tipo "agulha no palheiro"... uma palavrinha solta no meio de um parágrafo gigante. Em geral, o que eu gostei foi que não teve aquele tipo de questão pra vc colocar os títulos nos parágrafos - sempre me dava mal nesse tipo de questão.

Writing: também bem dentro do que eu estava estudando. A carta do task 1 foi pra um college, pedindo informações sobre o curso de computação. A redação do task 2 foi sobre honestidade nas profissões - um prato cheio pra falar mal dos políticos brasileiros! Como minha teacher recomendou, comecei pela segunda e foi ótimo ter feito assim, pois a primeira é muito mais fácil de desenrolar sob pressão de tempo.

Gente, só uma dica: pra mim, foi muito útil ter tido aulas preparatórias. Minha professora me deu valiosas dicas técnicas que jamais eu descobriria estudando sozinha, como eu tinha cogitado no início.

Daqui a uns 10 dias deve sair meu resultado e podem deixar que eu vou registrar por aqui, se Deus quiser, as boas novas! :)

Mariana

1 comment:

Ju said...

Mari!

Meu IELTS foi igual ao seu! Mas eu gostei do texto do Kiwi....rsrs...acho que pq eu já sabia tudo sobre o bicho por causa do Animal Planet! Medonho foi o último texto do reading do egundo IELTS que eu fiz....era sobre o canto das baleias que tem estrofes, frases e melodias...e só tinha pegadinhas! Ah e olha só que coincidência: Tb falei mal dos políticos brasileiros!
Espero que a gente tenha conseguido! =)

beijos!