Thursday, June 28, 2007

Estudando para o IELTS

Sim, eu sei que não deveria estar por aqui... Mas fiquei longe por tanto tempo que deu saudades. Alguém por aí me entende? ;)

Além do monte de coisas pra organizar em casa (típicos pós-viagem de férias), pra fazer no trabalho, também tenho que fazer milhões de homeworks que minha teacher do IELTS anda me passando. É claro que não vou reclamar porque ela está sendo muito legal em topar me preparar em apenas 4 aulinhas.

Bom, como tem um bocadinho de gente que vai fazer a prova agora, no mesmo dia que eu, 07/07, resolvi não deixar só pra depois o registro de algumas informações e dicas legais para o teste. Ainda não peguei tanta coisa assim, mas vejam só algumas delas:

Listening
- As questões são apresentadas na mesma ordem que você ouve o diálogo ou monólogo e não dá tempo de parar pra pensar. É ouvir e responder. Assim, se perder uma questão porque não ouviu ou entendeu direito, tem que seguir em frente e não se abalar porque pode perder a próxima também.
- É bem comum encontrar um mapa de um lugar ou de um estabelecimento no teste. As questões são para vc dizer o que é aquela sala ou aquele edifício no mapa (as opções ficam já determinadas num quadrinho à parte). Uma dica interessante é não ficar olhando pra esse quadrinho durante o listening pra não "se perder" no mapa. Vc pode ler e tentar memorizar as opções no tempo dado antes das questões e na hora ir escrevendo no próprio mapa o que vc ouve, ao invés das letras A, B, C... correspondentes às opções. Como eles dão (só no listening!) 10 minutos depois para a transcrição das respostas na folha oficial, vc pode ajeitar tudo no final.

Writing
- No General Training (o tipo do teste pedido na imigração) são duas tarefas: uma mais fácil e curta (150 palavras) e outra mais difícil e longa (250 palavras). Minha professora recomenda começar pela segunda que deve tomar 40 minutos dos 60 totais. Estou fazendo isso nos meus simulados e tenho me dado bem.
- Agora uma bem técnica: numa carta (normalmente a primeira tarefa) sempre que vc começar por "Dear Sir/Madam" (quando vc não sabe o nome da pessoa), terminar com "Yours Faithfully" e sempre que começar com "Dear Mr. X" (quando vc sabe o nome da pessoa), terminar com "Yours Sincerely". Se for uma pessoa mais próxima, começa com "Dear Fulano" (usando o primeiro nome) e termina com "Best wishes" ou "Best regards".

Reading
- Antes de ler os textos, é recomendável ler as questões. Assim, vc não perde muito tempo lendo informação que não interessa e vai direto ao ponto no texto.
- Os assuntos tratados nos textinhos são relacionados à vida cotidiana e trabalho, nada de mais, mas o vocabulário pode apertar em algumas situações, pois a pergunta pode estar sendo feita com um sinônimo do que está lá bem claro no texto.

Speaking
- São três partes.
- A primeira é uma apresentação pessoal (tipo uma entrevista estruturada) que vc deve tentar ser breve, mas dar alguma informação. Por exemplo, se perguntar se vc tem uma família grande, ao invés de responder apenas com um "no", diga também algo como "I have just one brother, who is younger than me".
- A segunda é um tópico qualquer (escolhido pelo seu entrevistador) sobre o qual vc deve falar sem interrupções por um a dois minutos. É possível e recomendável fazer anotações (vc tem um minuto para isso), pois dependendo do seu nível de interesse e conhecimento no tema, em 15 segundos vc pode ter acabado de falar tudo o que "não" veio à sua mente. Com as anotações vc pode dar uma olhadinha e lembrar de algo mais.
- A terceira parte é sobre o tema da segunda com perguntas prontas e genéricas que o entrevistador faz sobre esse tema. Provavelmente serão coisas que vc não falou nem pensou na parte anterior, pedindo suas opiniões e impressões sobre assuntos relacionados.

Espero que seja útil pra alguém por aí! Depois tento colocar mais coisas...

Mariana

2 comments:

Sandro e Família said...

Mariana

Estive em Londres na mesma época que vc e consegui chegar em casa mesmo com a neurose das ameaças dos carros bombas da última semana.
Como já estou saindo novamente para viajar gostaria de lhe desejar muito sucesso na sua prova do IELTS, e que o resultado traga a pontuação que precisa para o processo.

Abração

Ju said...

Oi Mari!

Adorei as dicas! Principalmente a dos mapinhas do Listening! Nunca tinha pensado nisso!

Mari, fica calma que vai dar tudo certo! Acho que o que mais me atrapalhou foi o stress, nos dois testes que eu fiz eu fiquei tão tensa, mas tão tensa que sai com uma baita dor nas costas quando terminou, é horrível ficar assim! Acho que estou mais calma pra fazer amanhã pq desencanei de ficar desesperada pra conseguir logo o resultado. Se eu não conseguir nesse sei que vou conseguir no próximo ou no próximo, então deixei o desepreo de lado, quando for a hora certa sei que vou conseguir, e o mesmo vale pra vc, se bem que eu aposto que vc consegue de primeira! =)

Boa sorte! Estou torcendo muito por vc, amanhã antes de começar a prova vou rezar por vc tb!

Beijos!
Ju