Thursday, May 3, 2007

Testando 1, 2, 3... testando...

Esse é meu primeiro post sobre esse famigerado teste... o tal do IELTS. Não que este seja um assunto à parte na minha vida e que eu não esteja me preparando (pelo menos psicologicamente, hehehe...) pra ele, mas ontem me dei conta de que, pra conseguir fazer a prova no dia 07 de julho (e obter bons resultados, claro!), teria que montar um bom plano de estudos.

(parênteses: pra quem não sabe, o IELTS é o único teste de inglês aceito no processo de imigração do Canadá... eu já tenho certificados do TOEIC e do ECPE de Michigan, mas não servem pra nada!)

Preparei uma planilha com todos os dias disponíveis que vou ter até lá para me preparar e, desconsiderando os 30 dias das minhas tão-sonhadas-férias, descobri que tenho apenas 33 dias "úteis". Considerando os fatos, é bem provável que esses 33 dias virem 15. Mas, pensando positivamente como sempre, se eu estudar umas 3 horas em todos estes dias, vai dar pra me preparar bem.

Estou resumindo a minha preparação a um livro que comprei na Cultura e que estou gostando bastante até agora. Ele é todo de simulados e perfeito para alguém disciplinado e autodidata (não é exatamente o meu caso, mas venho me esforçando). Existem também 3 CDs que podem ser comprados separadamente pra os simulados do Listening.

Quando voltar da minha tão-sonhada-viagem-de-férias, terei apenas 12 dias até a prova, mas (voltando àquele raciocínio) somente uns 6 ou 7 na prática pra fazer os últimos retoques. Estou, então, pensando em contratar uma professora particular pra fazer esse intensivão comigo.

Só pra constar: ontem também soube que as próximas datas do TEF (o teste de francês) são horríveis pra mim... ou dia 04 de junho (estarei na minha tão-sonhada-viagem-de-férias) ou 17 de setembro (o Consulado deve pedir nossa documentação em julho ou agosto!). Resultado: nada de TEF. Vou precisar usar meus poderes mágicos pra convencer o pessoal do Consulado de que meu francês é pelo menos intermediário e assim poder ganhar mais uns pontinhos! Dicas pra incrementar meus poderes são muito bem-vindas! ;)

Mariana

7 comments:

Anonymous said...

Olá,
ainda nesta semana uma pessoa enviou para o grupo de email sobre imigração para o canadá no yahoogroups uma mensagem dizendo que não aceitaram a declaração de conhecimentos de francês dele. Ou seja, o ideal é fazer o teste, mesmo que atrapalhe as férias ou atrase um pouco o envio da documentação. Já pensou em fazer o teste em outro estado?

Anonymous said...

Pois é... eu acompanho o grupo e vi esse depoimento. O problema é que não vou estar no país durante as minhas férias e isso complica tudo. Sem os pontos do francês, eu vou conseguir a pontuação mínima, mas terei tb que me garantir no inglês (IELTS). Não tô muito a fim de prolongar até setembro, mas poderia, já que tenho 4 meses pra o envio da documentação, né? Eu ainda estou aqui pensando....... ;)

Obrigada pelo comentário!
Beijos,
Mariana

Sandro e Família said...

Mariana

Essas poucas datas para o TEF também me impossibilitaram de fazer o teste. Ainda bem que no IELTS consegui a pontuação que precisava, mas estou com 67 pontos cravados e vamos sofrer a angústia até a solicitação dos exames médicos.

Abração

Anonymous said...

Oi, Mariana!
Primeira vez comentando aqui. Não conhecia seu blog e ainda vou ler os arquivos.
Esse IELTS também tá esquentando minha cuca porque preciso de duas notas 7 e nem tenho a possibilidade de fazer o TEF porque meu francês é zero. Ainda estou pensando se vou estudar um pouco para conseguir uma nota básica... pelo menos 2.
Acho que se você se dedicar nestes dias da sua planilha, dá para se preparar sim. O que importa é a qualidade do tempo gasto e não a quantidade.
Tem bastante material disponível no e-mule também... talvez dê para aproveitar alguma coisa. Ainda não sei porque não comecei mas acho que preciso me mexer logo.
Vou linkar seu blog lá no meu cantinho. Espero que não se importe.

Ju said...

Mari,

Estou recebendo vários materiais do professor do preparatório do IELTS, ele manda coisa todo dia...se quiser me avisa, eu já estou mandando pra algumas pessoas, posso incluir seu nome na lista se quiser!

Beijos!

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Mari, boa sorte no IELTS.
Acho que o segrede está em manter a calma e conseguir controlar bem o tempo.
Depois conte-nos como foi!
Bjs

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...
This comment has been removed by the author.