Wednesday, May 9, 2007

O que eu vou ser quando crescer?

Acabo de concluir meu MBA em Marketing e Vendas. Na época em que comecei, estava trabalhando com isso, mas já cogitando mudar pra outra coisa. Descobri que, por mais que crescesse na atividade, sempre ficaria dependendo muito de decisões de outras pessoas (presidentes, diretores, clientes, consumidores...), o que acontece no final das contas em qualquer profissão, mas percebi que não gosto muito de ser feita de marionete, vendo as pessoas guiarem minha vida, ao invés do contrário.

Hoje, apesar de me identificar bastante com a atividade, não trabalho mais com MKT, mas decidi me dedicar e continuar meu curso porque qualquer novo conhecimento sempre agrega. Também porque é uma atividade super importante para empresas e pessoas, mas que nem todos se dão conta. Enfim, um diferencial a mais.

Minha atividade atual é consultoria organizacional, com foco para a modelagem de processos (isso é grego para alguns!). Apesar de não ser assunto novo, muitas empresas não operam orientadas a processos e isso garante um bom rol de potenciais clientes. A atividade é super interessante e motivadora, mas ainda não deu aquele click "é isso que eu quero fazer pro resto da vida!".

Bom, e o que tudo isso tem a ver com o Canadá??? É que eu penso, seriamente, em mudar de rumo quando chegar por lá. Até bem pouco tempo não considerava a opção de fazer uma nova graduação, começar do zero de novo... xiiii... dá muito trabalho! E o que já foi conquistado? Mas minha cabeça não pára e venho reconsiderando uma série de coisas e essa é uma delas. Fico pensando nas pessoas que vão pra lá e têm que fazer validação de diploma e credenciais... às vezes é como entrar na faculdade de novo. Não vou ter esse problema, pois meu curso é administração, mas se não fosse...

Pois é... crescer em tamanho eu não vou mais, mas ainda quero saber o que eu vou ser! Algumas opções de novas áreas ou hobbies que podem se transformar em profissão:

- Filosofia (poderia até ser algo aplicado ao comportamento do consumidor pra aproveitar um pouco do que já aprendi)
- Arquitetura ou design de interiores
- Design visual/gráfico
- Fotografia
- Gastronomia
- Trabalhos manuais (costura, artesanato, bijuteria...)
- Outra (?)

Tudo a ver, hein? ;)

Mariana

PS: só é uma pena o MBA não contar mais uns pontinhos no processo de imigração... :(

5 comments:

Ju said...

Oi Mari!

Eu tb penso o mesmo, sabia? Me formei em publicidade e até então meu sonho era trabalhar com marketing de produto, sempre adorei essa área...mas depois,´pensando melhor vi que não teria problema nenhum em mudar de área...aliás já pensei em várias coisas que vc tb pensou, penso que poderia trabalhar com turismo, fotografia, gastronomia, cabelereira e até mesmo como criadora de animais...rs...
tudo a ver né? =)
O fato é que eu seria feliz fazendo qualquer um desses trabalhos! Vamos ver o que será, né?

Beijos!

Anonymous said...

Mari, fiz um post parecido com esse lá no Terra do Maple há um tempinho. Também penso nisso. Sou formada em Tradução/Interpretação e penso em validar meu diploma lá no Canadá, mas também me animo com a idéia de voltar a estudar e fazer outra coisa. Aqui trabalho há 15 anos como secretária e não gosto do que faço. Mudar de área será renovador para mim.
Também tenho opções iguais às suas como Arquitetura ou Design de Interiores, Nutrição ou Gastronomia, Fotografia, Events ou Wedding Planner, Entertainment Business Management para poder trabalhar com alguma coisa relacionada á produção artística, cultural, musical, em TV, cinema, sempre nos bastidores.
Também penso seriamente em fazer um curso de depilação aqui antes de ir para poder ir ganhando um dindin enquanto não arrumar emprego.
http://terradomaple.wordpress.com/tag/profissao/

Boa sorte na escolha!
Beijo

Sandro e Família said...

Primeiro queria parabenizar pelo término do MBA. É uma grande conquista, mas como foi dito talvez não ajude muito na nova caminhada no Canadá.
O Futuro que nos aguarda e suas variantes em relação a novos trabalhos e profissões são um algo a mais nessa nossa jornada.

Abração

Andresa e Marcio said...
This comment has been removed by the author.
Andresa e Marcio said...

Mari, tudo bom?
Que bom que gosta do nosso blog, não é tão informativo quanto o seu, já que por enquanto (kkkkk) não estamos no proceso de imigração.
Eu também sempre passo sempre por aqui, adoro seus textos.
Lembrei de você essa semana porque estava organizando um roteiro para Vancouver, estamos indo amanhã, na próxima semana tem foto nova no blog!
Quando é que vocês vão aparecer para conhecer Calgary?
Beijo
Andresa