Thursday, April 12, 2007

Onde morar?

Resolver que quer ir para o Canadá é uma decisão relativamente simples, se comparada com as outras que precisamos tomar depois... Quando a gente decide ir, muitas vezes não temos noção da quantidade de coisas que vamos precisar resolver - o que só descobrimos depois de iniciar a fase de pesquisas mais aprofundadas.

Uma dessas decisões é a do lugar para morar. Desde sempre havíamos escolhido Vancouver por já conhecermos a região do Pacífico e por eu já ter morado lá. Também, é claro, pela beleza da cidade, qualidade de vida, opções de lazer, contatos e amigos por lá, etc. Sendo que, agora, estamos passando por alguns questionamentos. É o seguinte:

1) Trabalho: é difícil encontrar emprego bom e bem remunerado em qualquer cidade do Canadá logo que se chega. Mas... parece que em Vancouver o negócio é ainda mais complicado. Aí, a gente fica pensando que vai precisar torrar todo o dinheirinho que vamos levar até arrumar um emprego legal e isso não nos deixa muito animados. Vejam só esse post da Ana Paula do Destino: Canadá, explicando um pouco da realidade de lá.

2) Custo de vida: isso nós já sabíamos - o custo de vida em Vancouver é o mais alto do Canadá. Mesmo assim, apostamos que com um bom emprego isso poderia ser superado (o problema é esse bom emprego...).

3) O tal do "Big One": a qualquer momento, um mega terremoto pode acontecer na Columbia Britânica, atingindo em cheio Vancouver. (mais informações: aqui, aqui e aqui) Será que vale a pena morar num lugar, correndo este tipo de risco?

4) Outras oportunidades: não podemos deixar certas oportunidades passarem... Se aparecer algo que valha a pena em alguma outra província/cidade, vamos mudar de rumo. Talvez fazer um bom pé de meia nesse início seja mais válido do que gastar todo o dinheiro, vivendo bem apertado, esperando o dia em que um empregador canadense reconheça nossa experiência, mas estando num lugar mais bonito. Se nosso lado mercenário pesar (hehehe...), uma das opções que estamos considerando é Calgary. Alguns amigos nossos que estão por lá confirmam: Calgary é O LUGAR.

O Daniel, do Cravo e Canela, também estava discutindo esse assunto de escolher onde morar recentemente. Vale a pena dar uma passadinha por lá para ver!

Mariana

PS: quando escolher a cidade, pensa que ficou livre?? Nada disso! Tem que escolher depois o bairro, a vizinhança... Como eu falei no início do post: a gente não tem muita noção das decisões que vai precisar tomar quando começa com essa história de imigração! ;)

7 comments:

Anonymous said...

Mariana e Daniel,

Também sou de Recife e estou abrindo o meu processo agora em Maio, morei por 1 ano em Toronto e pelo que vi por lá a cidade tem uma demanda grande de oportunidades em diversas áreas, além do fato de Toronto ser uma cidade super cosmopolita com isso não existe nenhum ou quase nenhum preconceito com imigrantes.

Li seu post sobre certidão de antecedentes criminais que é necessário para quem morou por mais de 6 meses em outro país, o prazo de envio deste documento é realmente de 90 a 120 dias ? Você poderia me informar quais os dados solicitadas no formulário C-216.

Desde de já agradeço sua atenção.

Abraço,
André

Anonymous said...

Oi André,

Como vc não deixou seu e-mail ou algum outro contato, estou respondendo por aqui mesmo! ;)

O formulário de antecedentes é bem simples - uma folha só, sendo que a metade dela, só de impressões digitais (o oficial da PF que me atendeu já sabia o lugar certo de cada dedo e entendia inglês!).

A outra parte do formulário é preenchida com seus dados (nome completo, endereço, telefone...), o carimbo do Consulado de SP (já vem carimbado de lá) e o carimbo da PF (este, inclusive, esqueci de pedir na hora, mas voltei lá mais tarde e eles carimbaram, sem problemas). Não precisa assinar, não precisa do número do passaporte, não precisa de RG ou CPF... Mas precisa colocar o número do seu processo e por isso esperei a abertura do meu para poder enviar.

Mas faz o seguinte: pede logo pra o consulado esse formulário! Assim, quando seu número chegar, é só preencher essa última informação e enviar. Ganha-se algum tempo...

Sobre o prazo, vi no site da RCMP (http://www.rcmp-grc.gc.ca/crimrec/finger_e.htm). Mas, se eles forem exagerados como o Consulado, deve sair antes! Estou aqui torcendo!

Bom, se quiser escrever diretamente pra gente, é só usar o la_no_canada@yahoo.ca

Boa sorte!

Abraços,
Mariana

Diniz said...

Mariana,

Esta decisão realmente não é facil, tambem postei sobre o assunto no meu blog, passa lá e da uma olhada, inclusive tem alguns comentários interessantes.

Diniz
http://rio-canada.blogspot.com

Anonymous said...

Oi Diniz,

Já tinha visto este post seu há algum tempo. Muito boas suas considerações. A única certeza que temos é de que nem tão cedo vamos decidir isso... ;)

Abs,
Mariana

Anonymous said...

Oi Mariana,
Realmente poderíamos ter participado, mas não nos preparamos para isso, nem sabíamos direito como era. Mas valeu a experiência! Quem sabe no ano que vem entramos nessa?
Beijos e ótima semana!

Ju said...

Oi Mari!

É uma questão complicada mesmo! Nós que já estávamos considerando Toronto como destino certo já estamos pendendo para Alberta...mas vamos ver...o jeito é pesquisar bastante!

Valeu pelo comentário no blog contando o material que vc usou! =)

Beijos!

Anonymous said...

Oi, Mariana

Nos tambem tinhamos esse questionamento no comeco e acabamos esscolhendo Toronto pelas oportunidades de emprego, o que deu muitocerto pq meu marido ja esta trabalhando! Mas dizem que a explosao de empregos eh realmente em Calgary.

Abracos

;)
Conexao Toronto