Thursday, April 19, 2007

lá em vancouver – 3. LOCALIZAÇÃO

Muita gente prefere ir para uma cidade em Ontário ou Quebec por conta da localização – mais perto das principais cidades dos EUA e a “um pulo” do Brasil. Também porque são muitas cidades grandes e com muitas atrações ali juntinhas (a 3 ou 4 horas de carro você chega em praticamente qualquer lugar). Quando essas pessoas pensam em Vancouver, acham muito distante de tudo, mas isso é bem relativo. Vejam só do que Vancouver está pertinho:

1. Montanhas Rochosas: essa é uma viagem que todo canadense (natural ou artificial ;D) deve um dia fazer. É um lugar incrivelmente lindo e diferente. A paisagem para qualquer lado que se olhe é montanhas! E enoooormes... rios, lagos, geleiras, quedas d’água são as maiores atrações e em um final de semana (ou 3 dias - tempo típico de uma viagem pra lá) não vai ser possível conhecer tudo e aí você vai querer voltar um dia (na verdade, você vai querer voltar mesmo que tenha conhecido tudo)! Detalhe 1: o Lake Louise (ao lado) é mesmo tudo o que se vê nas fotos! Detalhe 2: não é difícil ver um urso, um veado ou um alce na beira da estrada, passeando normalmente.

2. Whistler: é uma cidade lindinha e super alto-astral ao norte de Vancouver (a 1h30min de carro) que abriga - dizem - as melhores montanhas para ski/snowboard da América do Norte e, para alguns, do mundo (Whistler e Blackcomb). Juntamente com Vancouver, vai sediar as Olimpíadas de Inverno de 2010.

3. Ilha de Vancouver: só conheci Victoria, a capital de BC, que já é uma cidade maiorzinha, mas muito bonita. Considerando o resto da ilha, acho um lugar meio misterioso, mas fascinante... abriga muitas praias e paisagens super diferentes (baleias orcas também!) que são procuradas por surfistas, pescadores, aventureiros e viajantes mais ligados à natureza.

4. Seattle (USA): apesar de ser uma cidade sem muitos atrativos, os canadenses gostam de ir até lá para fazer comprinhas! Dizem que é mais barato, mas não vi grandes vantagens... De qualquer forma, para mudar de ares, é só dirigir por 3h até lá!

5. Havaí: daqui, um sonho muito distante, mas de Vancouver, só 6 horinhas de avião! E são tantos os pacotes que incluem passagem, hospedagem, alimentação e passeios que nem fica tão caro como se imagina. Na minha primeira chance, estarei lá!!!

6. Japão, China, Austrália, Nova Zelândia... e todas aquelas ilhotas do pacífico: você já pensou em conhecer algum desses lugares? Eu já! Indo do Brasil é BEM longe, mas de Vancouver... um pulo! Não é à toa que existem tantos orientais na cidade – pra eles, é muito mais fácil, rápido e prático ir pra lá do que pra outras cidades do Canadá.

Estão vendo? Vancouver não é tão isolada assim como se pensa!

Mariana

a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.

6 comments:

Sandro e Família said...

Mariana

Excelente o post para ajudar os que ainda acham Vancouver longe demais. Tudo depende do referencial....acho que ouvi isso no primário...rssss!!!!
Só ficou faltando a proximidade e a facilidade de se fazer o cruzeiro pelo Alaska, que na minha modesta opinião junto com a região das rochosas é um show de natureza pura e bruta.

Parabéns e Abração

Ju said...

Oi Mari!

Agora vejo que não sabia de quase nada sobre Vancouver! Adorei o post!

Beijos!

Anonymous said...

È, estar perto do Havaí sempre foi um diferencial de Vancouver, na minha opinião. : ) Fica perto também da Califórnia, los angeles...etc.

a cidade é linda e tem uma bela natureza. Meu único problema em relação a ela, é que foi construída em uma das zonas mais instáveis do planeta em relação a placas tectônicas. Se for acontecer um terremoto de grandes proporções no Canadá, será por lá...bem perto de Vancouver. As possibilidades são grandes, e dizem que isso acontecerá nos próximos 20 anos...sei lá...isso me deixa grilado demais. è como morar em São Francisco.

Anonymous said...

Daniel: é verdade. Tb tá pertinho de Los Angeles e Califórina... Quanto ao terremoto, tem doido pra tudo, né? Vamos ver até onde vai nosso grau de doidice daqui até a viagem! ;)

Ju: que bom que deu pra ajudar!

Sandro: esqueci completamente do Alasca!! É um lugar que tb vou conhecer um dia!

Mariana

Diniz said...

Mariana,

Somente para colocar mas algumas atrações, Vancouver tem 3 estações de Ski praticamente dentro da cidade (North e West Vancouver).

Ela era a nossa primeira opção, a cidade é linda, a ilha de Victoria é algo indescritivel, fora as ilhas menores que ficam em volta.

Whistler é usado não só para Ski, como tambem para Mountain Bike no verão, a estrutura é sensacional.

Mas como voce mesmo cita o unico problema lá é emprego, pelo menos na minha area TI.

Quanto ao terremoto, para ser sincero, acho que é o que menos preocupa, pelo menos para quem vive correndo de bala perdida no Rio de Janeiro.

Abraços,

Diniz
http://rio-canada.blogspot.com/

Keiko said...

Oi!

Nossa, chega deu vontade de mudar pra Vancouver! Mas pensando no post de baixo...quando as decisões já estão tomadas é melhor ficar onde está, e conhecer gente do outro lado pra poder ir visitar depois ;-D

Que bom que vc gostous, volte sempre, adicione a sua barra, tire o sapato e fique a vontade!

Até mais,
Keiko