Tuesday, March 27, 2007

Abrir negócio no Canadá

Por que não? Acredito de verdade que ter um negócio próprio no Canadá é uma boa, desde que haja planejamento e conhecimento!

Saiu ontem uma matéria no Vancouver Sun sobre imigrantes (principalmente os orientais) que não conseguem emprego e acabam abrindo seus negócios. Às vezes eles até se dão bem, mas na maioria dos casos, o negócio não dura mais de dois anos...

Assim como não se encontra emprego bom e fácil logo de cara, também não vai dar pra abrir um negócio assim que se chega, como imaginam esses imigrantes. É importante se ambientar, ver como as coisas funcionam - mercado, legislação, etc. - para poder avaliar se vale a pena abrir um negócio do jeito que se imagina no Canadá.

Muita gente emigra achando que vai encontrar emprego rapidinho. Mas já foi dito aqui e muita gente que pesquisa sobre imigração já sabe: não é tão fácil assim arrumar um bom emprego na sua área, assim que chegar no Canadá. Isso porque a maioria dos empregadores querem que você tenha a tal da experiência canadense e porque não reconhecem suas credenciais, sua formação universitária ou técnica. Agora... que o governo canadense é bom de propaganda, ah, isso ele é! Tudo bem que ele também fala dos problemas que os imigrantes passam no início (bem timidamente, é verdade) pois é mais na linha "prepare-se para o mercado de trabalho canadense, pode não ser tão fácil arrumar emprego nos primeiros meses..." e coisas assim, ao invés de ser mais direto e mostrar o retrato da situação. Você pensa e raciocina logicamente: "bom, se minha profissão está lá no NOC Skill Type 0, Skill Level A or B, eles estão precisando de mim! Oba! Emprego à vista!"

Conclusão: os survival jobs não são uma boa, mas talvez um mal necessário. Mas... fique longe das "survival companies"!

Mariana

5 comments:

Anonymous said...

Apesar da dificuldade real de se arrumar um bom emprego rápido, e na nossa área, acho que ter o próprio negócio é muito mais complicado. Bem mais. O primeiro aspecto é o capital...è preciso ter muita grana para sobreviver aos primeiros anos. Depois você acrescenta toda uma legislação e uma cultura diferente. E junto a isso temos os problemas de organização, disciplina e empreendedorismo que são universais.

Sempre leio também reportagens sobre imigrantes asiáticos com problemas. Acredito que o choque cultural para eles é muito maior...A língua é uma barreira enorme no caso deles. A adaptação consequantemente é bem mais complexa e sujeita a problemas.

O melhor mesmo é se preparar e ter dinheiro para viver bem até arrumar emprego...acredito que esse prazo chegue a 1 ano...ou mais em alguns casos.

Adorei o post...legal ver alguém tocando nesse assunto, e tentando ver com mais ceticismo todo o marketing do governo de lá.

Abraço

Anonymous said...

Oi Mari! Achei vcs, hehehehehehe!!!! Se eu puder ser de alguma ajuda é só falar! Bjos! Marcio Kondo

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Oba, mais um blog de futuros imigrantes!
Já adicionei vcs em minha lista!
Boa sorte pra nós!
Bjs
Renata

Anonymous said...

Encontrei o blog de vcs em um dos tópicos no grupo do yahoo.LI todinho de baixo pra cima,rs e agora estou add.Quer dizer que a cartinha tão esperada é pra julho? E a nossa que é agora para abril ( se os 4 meses forem validos)...

Que frio na barriga!!!!rs

Beijos e sucesso pra nós

Raquel

Anonymous said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu